CRENTES OU CLIENTE$?

“... Nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e e dos pensamentos; e éramos  por natureza filhos da ira...”  Efésios 2. 3
   Vivemos numa sociedade comercial onde a pessoa mais importante é o cliente. Já não se fala mais que o funcionário deve  “vestir a camisa da empresa”, e sim “vestir a camisa” do cliente, isto é, conquistá-lo a todo custo. Sim, haja o que houver todos estamos cientes de que, é dele que o comércio se sustenta, e que contrariá-lo é dar adeus ao sucesso.
   Assim em certos momentos nos sentimos importantes diante da disputa que os lojistas fazem pela nossa atenção, na verdade, pelo nosso dinheiro.
   Um conceito que muito tem sido buscado é o de “fidelização do cliente”, isto é, não basta conquistar o cliente, é preciso mantê-lo fiel à empresa ou ao produto.
   Mas, isto não é fácil, pois o cliente é muito exigente e a menor contrariedade é capaz de afastá-lo de vez; afinal, são diversas empresas e milhares de produtos à nossa escolha.
   De fato, a valorização ao cliente é algo muito bom, fruto de muitas lutas, consolidado no Código de Defesa do Consumidor.
   Todavia, este modo de relacionamento (cliente/empresa) tem se transportado para o meio evangélico, pois, muitos pastores, crentes e até mesmo igrejas inteiras têm assimilado a idéia de concorrência e de mercado. Expressões como “Aqui o dízimo é 08%!”, “Faça um sacrifício a Deus, que ainda esta semana você será abençoado!” ou ainda “Se eu não gostar do pastor, paro imediatamente de dar o dízimo!” e “Se me contrariarem mudo de igreja!” já não são tão incomuns entre nós. Parece haver uma confusão entre a fidelidade a toda prova, requerida por Deus, e a “fidelidade” buscada nas propagandas comerciais. Enquanto a primeira é obrigação dos crentes, conhecidos como fiéis, em reconhecimento de que pertencem a Deus que os comprou com o sangue de Cristo; a segunda é apenas o temporário reconhecimento de que com esta ou aquela marca (igreja) se esta levando alguma vantagem.
   Reflita com atenção a esta sensível diferença, e veja qual é a sua verdadeira relação com a igreja de Cristo; você é crente ou cliente?
                                                                                 Por Pr. Sandro Marcio

0 comentários: