É Bíblico a Prática da Dança na Igreja?

-Maciel Melo-
Irmãos, vivemos dias em que realmente devemos estar de olho em Jesus e, estar de olho em Jesus é estar de olho em sua Palavra, pois ele é a Palavra.
O argumento de quem defende a prática da dança esta fundamentado basicamente em dois textos do Antigo Testamento, a saber: Ex 15.20 e I Cro 15.29. No primeiro texto aparece Mirian dançando e no segundo supostamente Davi esta dançando também.
Mas será que o fato de Davi e Mirian terem dançado no Antigo Testamento traz isso como doutrina para a igreja de Cristo? Vejamos:

1. ETIMOLOGIA
Todas as palavras traduzidas no Antigo Testamento como “dança” ou suas derivações (hebr. Machowl, lyx chiyl, raqad; greg. choros) podem ser traduzidas como: torcer, girar, dançar, contorcer-se, temer, tremer. Isto significa dizer que essas palavras são polissêmicas, isto é, têm vários significados.
Portanto no caso do texto de I Crônicas 15.29 onde Davi aparece dançando adiante da arca poderíamos dizer que de acordo com o original Davi pulou, saltou, rodopiou, etc.Tendo em vista as varias possibilidades de tradução, é obvio que não podemos extrair uma doutrina de um texto veterotestamentário muito menos de uma palavra que tem varias traduções.
Todas as doutrinas Bíblicas devem estar fundamentadas tendo como base os textos do Novo Testamento.

2. ENSINO DO ANTIGO TESTAMENTO
Todas as vezes que se encontra alguém dançando no Antigo Testamento essa dança sempre está relacionada a um contexto de guerra vencida, uma zombaria ao inimigo derrotado (Ex 15.20; Jz 11.34; 1 Crônicas 13.8; 15.29; 2 Samuel 6.14), todavia, não é encontrado no Antigo Testamento nenhum texto em que alguém dance num culto litúrgico, ou seja num culto de adoração ao Deus de Israel.
Para refrescar nossa memória, lembremos como era o culto ao Deus de Israel no Antigo Testamento:
No templo, o culto era o mais impeditivo possível. Os que entravam no átrio eram somente os sacerdotes, den­tre esses somente o sumo-sacerdote adentrava ao santo dos santos. Ao povo em geral não era dado o direito de pisar o átrio. Os homens tinham o seu espaço, as mulhe­res outro mais atrás, os gentios atrás do muro. No culto ao Deus de Israel não existia dança, todavia no culto aos ídolos e falsos deuses a dança estava presente na liturgia, isso fica claro em Ex 32.19 onde o povo que acabara de sair do Egito começa a adorar o bezerro de ouro com danças.
Portanto, no culto do Antigo Testamento não existia dança, isso se dava somente no culto aos deuses pagãos

3.ENSINO DO NOVO TESTA­MENTO
A parabola do filho perdido faz uma referência sobre dança, todavia não como caráter doutrinario, mas demonstrando tão somente um costume do folclore judaico, sendo assim, esse texto, outrossim, não pode ser usado como doutrina.
Em Lc 23.36 aparece no original da palavra escarneciam a palavra grega “empaizo” que é oriúnda de dançar, gracejar, etc. O que os soldados fizeram com Jesus foi uma espécie de dança satânica, por isso, a dança não poderia entrar como forma de culto da igreja primitiva, por se tratar de um costume pagão.
Portanto, não encontramos no Novo testamento nenhum apostolo, nenhum membro da igreja primitiva e nem Jesus dançando ou ensinando alguém a fazê-lo em um culto de adoração a Deus. Não há respaldo Bíblico.

4. ANÁLISE EXEGÉTICA
Ora, o fato de Davi e Mirian terem dançado não significa de modo algum que podemos trazer isso como prática para a igreja neotestamentária, se assim fora o fato de o povo de Deus ter guardado o sábado, rasgado suas vestes, etc, no Antigo Testamento nos obrigaria a fazê-lo também. Primeiro que, quando Mirian dançou, ela havia acabado de sair do Egito, mostrando que sua dança era algo que ela havia aprendido no Reino de faraó. Segundo porque, quando Davi dançou diante da arca essa palavra dança pode ser traduzida como pular, zombar,etc, e isso aconteceu fora do culto litúrgico.

5. ANÁLISE ECLESIOLÓGICA
Estudando a eclesiologia encontramos os vários ministérios que Jesus instituiu na Igreja.O Novo Testamento revela-nos todos os ministérios existentes na igreja, a saber: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres(Ef 4.11); há também uma lista em 1Co 12.28. Não encontramos nenhum respaldo bíblico para dizer que existe um “ministério de dança ou de coreografia”. Encontre a palavra dança em I Co 14.26!

13 comentários:

Unknown disse...

Irmão, vai orar... e ganhar almas pra Deus, porque vc criticando, não esta ajudando e nada!! vigia crente!!

CIA DE DANÇA INTIMIDADE disse...

Bom, eu acredito que Deus se faz presente na dança sim pois , se ela não fosse de DEUS o senhor ja teria lançado por terra, E tudo que a em nos foi feito para adorar a Deus..Att Ariane

Unknown disse...

Salmos 150-4
1 Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.
2 Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!
3 Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,
4 louvem-no com tamborins e DANÇAS, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas,
5 louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.
6 Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!

Ponto de Redes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Redes disse...

Salmos 150
v. 1: Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.: Creio que refere-se ao céu, ao seu magnífico fimamento e não ao templo físico como alguns afirmam.
Com base nisso creio que louvar a Deus com tamboris, danças, flautas etc.. Refere-se a representar os vários sentimentos do homem espiritual no louvor a Deus e que o salmista não referia-se ao dançar físico mas ao sentimento de louvor que deveria nos impulsionar.

caique disse...

A letra mata, mas o Espírito vivifica.
Por conta de pessoaa que levavam a lei pelos simples fatos dos atos que faziam, esquecendo daquilo que se sinbolizava e de que se importava é que Jesus foi crucificado.
NÃO OLHE A MANEIRA... OLHE SE EXISTE ADORAÇÃO SINCERA, NÃO QUEIRA SER MAIS ESPERTO QUE OS OUTROS
TANTOS E TANTOS MINISTÉRIOS USAM DESSA PRÁTICA PARA A GLÓRIA DE DEUS... SERÁ QUE ESTÁ TODO MUNDO ERRADO?
Salmo 150 diz louvai ao Senhor com DANÇA,
Coisa tal essa que foi escrita por um homem segundo o coração de Deus.
A música envolve o ser humano, é algo que todo homem (que foi criado por Deus) tem em seu ser... De ser envolvido pela música e consequentemente está lá dançando, ?então por que não usar disso para a glória de Deus?

Fica com Deus... E mais do que qualquer coisa que eu ou alguém diga, pergunte a Deus se é certo ou não, Ele mais que qualquer um vai mostrar .
Que a paz esteja convosco

Unknown disse...

Tanta ignorancia não merece nem comentários , só uma observação (pq existe instrumentos musicais e sons ) ?????? Louvar adorar ,cantar , dançar td para glorificar o Senhor

Unknown disse...

Gostei do Artigo!! Pelo que li, não é que o autor está condenando e dizendo que tem que ser expurgado o ministério de Dança de dentro das igrejas e sim que não existe respaldo bíblico para que isso faça parte da liturgia de culto. SOMENTE ISSO

GOD disse...

Você fala para o autor do texto não critiar, mas você mesmo critica-o.

GOD disse...

O autor que abordou o tema no site quis dizer que não é um ministério onde está escrito na bíblia:" a uns foram dados como ministros de dança."

@rwadrummer disse...

Realmente a bíblia relata tipos de Louvores, e dança se inclui. Porém,a "dança" não se designa ministério, pois não ha relatos nenhum na Bíblia relatos nem ao mesmo escrito "ministério de Dança"
Não debatam em defendendo o que, só por que tá escrito "louvem com dança" pode se dizer que é ministério,pois não é. Louvar a Deus é uma coisa, designar louvor a Deus a um chamado é outro totalmente diferente.

Cardoso disse...

O que acho estranho é que na maioria das igrejas onde existe grupos de danças, são formados por jovens e adolescentes do sexo feminino, de preferência, atraentes.

Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.(Jeremias 31:13)

Tenho a impressão que a dança é usada para "atrair" pessoas e não para "louvar a Deus"!

Unknown disse...

A Bíblia fala sobre dança 28 vezes. Cada referência é uma celebração social de acontecimentos especiais, tais como uma vitória militar, um festival religioso ou uma reunião de família.