REDE GÊNESIS - CADA VEZ MAIS DISTANTE DA PALAVRA

Hoje eu assisti por algumas horas a "famosa” e “bem sucedida” Rede Gênesis. Confesso que assisti na melhor das intenções mas em pouco tempo já havia ouvido o bastante para escrever essa análise de alguns programas apresentados. Não tenho nada contra esse ministério, nem contra seus líderes, porém acredito que a luz da Bíblia deve ser a base para tudo o que se diz cristão. Vejamos:

“Deus quer fazer um milagre em sua vida, mas para isso é mais do que preciso que você nos busque.” (Igreja Mundial do Poder de Deus). Quando ouvi isso fiquei chocado, um homem que se diz bispo declarando tal profanação à palavra de Deus. Como assim? Buscar a IMPD? O “bispo” está no mínimo equivocado, ou será que ele pensa ser Jesus? O que disse Jesus?

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Temos que ir até Jesus e Ele não está necessariamente na IMPD, claro que não, senão todas as outras igrejas (instituições) iriam perecer e não receberiam a salvação em Cristo, busquemos somente a Deus para que Ele opere milagres em nossas vidas. “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será vosso.” (Marcos 11:24) Fica clara a intenção desse líder espiritual que constantemente diz fases do tipo: “Aqui tem milagre, aqui sim tem milagre.” Ele quer lugar de destaque, quer os holofotes voltados para ele, quer todos em sua igreja, quer "quebrar" as outras igrejas, é um verdadeiro empresário esse homem, é um show-man. Ele me faz lembrar uma frase do filme Tropa de Elite: “é a guerra da carne”. O bispo bem que podia ter dito: “Deus quer fazer um milagre em sua vida, procure uma igreja próxima à sua casa.” Mas imagine quantos milhões de reais ele perderia com isso!

Jesus diria para ele, quer dizer, já disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)

Isso o bispo não falou em sua pregação, inclusive, hoje em dia vejo muitos pregadores fugindo do Evangelho de Cristo e pregando aberrações totalmente fora deste. Após declarar tal heresia, perto do encerramento do programa televisivo ele disse que estava com pressa, que precisava ir para a sede do ministério e então declarou: “Vamos fazer uma oração improvisada”. Bom, oração improvisada, essa foi triste, será que ele nunca leu Mateus 6:9-13 onde Jesus nos ensina a orar? Se o bispo ainda não sabe, já temos uma oração modelo, e isso há aproximadamente 2 mil anos. E outra, se essa foi uma oração improvisada, quer dizer que as outras eram ensaiadas, decoradas? Comentário infeliz esse.

Logo depois assisti a uma aula sobre autoridade espiritual na qual o “professor” conseguiu explicar três princípios da rebeldia à autoridade. O professor falou bonito, contou até uma historinha, foi uma boa aula de psicologia, ops, psicologia? Isso mesmo, esqueci de mencionar que ele utilizou a Bíblia apenas no segundo princípio, citando rapidamente Gênesis 3. O restante da “aula” foi baseada na historinha de um garoto que se rebela contra seu pai (bem ao estilo Sara Nossa Terra, Renascer, G12, M12 e similares). É mole? Ta bom ou quer mais? Substituir a Bíblia por fábulas está em alta hoje em dia. Contudo, não se espantem, isso é bíblico:

“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade.” (2Pedro 2:1-2)

“Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” (Mt. 15:9)

Durante o tempo em que assisti não vi ninguém pregando a salvação, o reino de Deus. Em um programa chamado Clube 700, ao pregar sobre resolução dos problemas com Cristo, a apresentadora até falou: “com Jesus sua vida pode ser mais alegre, mais colorida, mais feliz.” O próprio site do programa diz: “O Clube 700 é um programa de televisão que motiva as pessoas a ter esperança e buscar uma qualidade de vida melhor”. Nossa que legal, concordo sim, mas e a salvação? Será que Ele anunciava apenas qualidade de vida? O que Jesus disse?

“Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus.” (Mt. 4:17)


“Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram.” (Mt. 7:14)


“E, indo, pregai, dizendo: O reino dos céus está próximo.” (Mt. 10:7)


“E quem não toma sua cruz, e não vem após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á.” (Mt. 10:38-39)


“O Filho do homem veio salvar o que estava perdido.” (Mt.18:11)

Salvar, será que dói tanto dizer essa palavra? Pelo menos no bolço deles deve doer.

Conclusão:

Em poucas horas assistindo ao canal percebi que ele está repleto de discursos vazios a respeito de “prosperidade e avivamento” que não avivam nada, pois fogem dos princípios bíblicos, dando lugar de destaque para psicologia, emocionalismo, doutrinas humanas e “qualidade de vida”. Sobre qualidade de vida, diversas passagens bíblicas mostram que realmente deve existir, porém é conseqüência e não causa, não deve ser o motivo, como tem sido tratada. "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33) É triste e ao mesmo tempo revoltante ver que esse espaço tão importante na mídia está sendo utilizado para, para..., hum, não sei para que, quando deveria estar levando a palavra de Deus, evangelizando. Quer mesmo qualidade de vida? Busque se firmar com Jesus, seja forte, persevere até o fim, faça a obra, e então você terá uma qualidade de vida infinitamente superior à que é divulgada nesse canal, na Nova Jerusalém (Apocalipse 21:9-27). Aqui vai um recado diretamente de Jesus Cristo aos líderes dessa confusão:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade!” (Mateus 7:21-23)


                                                                   Por Wander Ribeiro

1 comentários:

Unknown disse...

Desculpa te corrigir mas a Rede Gênisis é da Sara Nossa Terra e não da IMPD como vc falou