NEOLIBERAIS SÃO EVANGÉLICOS?

Estão fazendo parte das igrejas evangélicas pessoas que não tem nada a ver conosco, nem com a nossa confissão de fé. São os chamados neoliberais.
Não é fácil defini-los porque eles não tomam posição, não se exprimem com clareza. Preferem o caminho da ambigüidade. Você nunca sabe no que um neoliberal realmente acredita, nem quando fala, nem quando escreve. Consideram quase toda a Bíblia mito, mas não saem de nosso meio, ensinando as pessoas a desacreditarem nas Escrituras Sagradas, pregando contra os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.
Judas em sua epístola trata os falsos mestres como “rochas submersas”, um perigo para navegação, exatamente por serem invisíveis (Jd 12).
Eles tem uma queda pelo pentecostalismo, mas não sabemos se eles acreditam na personalidade do Espírito Santo, nem na ocorrência de milagres. Porém, eles permanecem nas igrejas históricas.
Rudolph Bultmann, um dos mais conhecidos e competentes neoliberais com várias publicações em que defende suas teses, foi até morrer diácono da igreja Luterana.
Em seminários de teologia onde eles são maioria entre os professores, os alunos chegam acreditando na Palavra de Deus, apenas querendo aprender mais e se aperfeiçoarem, mas saem desacreditando na teologia, pois tantas dúvidas foram semeadas em suas almas que já não sabem mais como acreditar em alguma coisa. São muitos os relatos de crentes que após ingressarem em certos seminários e em cursos de teologia, passaram a não acreditar em mais nada, vivem sem referencias morais e em constante dúvida quanto aos pontos fundamentais do cristianismo.
Após demolirem a fé e a certeza com que seus alunos criam na Bíblia até chegarem as suas salas de aula, eles não tem mais nada a oferecer, a não ser as suas próprias duvidas e vacilações. Semeando contradições, fazem discípulos duas vezes mais cheios de incertezas do que eles.
Queria entender porque esta gente insiste em permanecer dentro das denominações evangélicas. Será que é pela sobrevivência financeira?
Devemos estar alerta com esses novos “crentes”. Se você começar a perceber que certo irmão tem dificuldades de falar sobre a ressurreição, sobre curas divinas, sobre a inspiração da Bíblia, sobre a onipotência, onisciência e onipresença de Deus, é quase certo que você está convivendo com um neoliberal.
Para este tipo de “Irmão” o apostolo João nos alertou: “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chegar até vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em sua casa nem o saúdem. (II João 9-10)”

Augustus Nicodemus

0 comentários: