OS QUAKERS

   A Sociedade dos Amigos, comumente conhecida como os Quakers iniciou dos questionamentos religiosos de um genuíno puritano inglês que jamais tencionou fundar uma nova seita. George Fox descontente com as respostas obtidas para preceitos da Bíblia, em 1643 com 19 anos, após muito pesquisar e meditar, acreditou finalmente ter recebido uma revelação de Deus e passou a dividir estas idéias.
   Fox propunha que todas as respostas estavam no interior das pessoas, em sua "Luz Interna" conceito inicialmente chamado de "Cristo Dentro". Suas idéias formaram seguidores, grupos e pouco depois algo como uma organização. Primeiramente chamavam-se Crianças da Luz, depois Amigos da Verdade e hoje Sociedade dos Amigos.
   Fox foi preso muitas vezes e numa delas disse ao juiz para tremer na palavra de Deus. O juiz então chamou ele e seus seguidores de Quakers (variação do verbo intransitivo inglês "quake: tremer; estremecer"), nome este pelo qual são conhecidos até hoje.
   Os Quakers infatizavam uma forma própria de religião, com estrita disciplina e rejeição a autoritarianismo. Em 1652 nascia a primeira comunidade no norte da Inglatrerra, mas começaram a ser perseguidos pois poderiam não aceitar as leis estabelecidas, não pagar impostos e não pegar em armas.
   Diversos foram presos, banidos e quatro até foram executados em Boston, Mass. Em função disso muitos Quakers em 1660 migraram para a América, particularmente para New Jersey e Pennsylvania, nos EUA.

Crenças
Os Quakers, apesar de rejeitarem um credo formal, crêem em:

Sentir Deus – todo indivíduo é capaz de sentir Deus directamente, sem intermediário algum. Todos têm uma Luz Interior: o Espírito Santo, que guia o indivíduo quando este se converte e aceita essa voz.

Bíblia – tradicionalmente os quakers aceitaram Cristo como a Palavra (Logos) Divina e a Bíblia seria o testemunho dessa Palavra. Alguns quakers têm-na como única influência.

Simplicidade – os quakers adoptam modos de vidas simples: sem valorizar roupas caras, distinção de classe social, títulos honoríficos ou gastos desnecessários.

Igualdade – existe um forte senso de igualitarismo, evitando discriminação baseada em sexo ou raça. (Os quakers foram notáveis abolicionistas e feministas). As mulheres tiveram direitos iguais e participação dos cultos quakers desde o século XVIII.

Honestidade – recusam jurar, conduzir negócios obscuros, actividades anti éticas.

Ação Social – organizações como o Greenpeace e a Amnistia Internacional foram fundadas pelos quakers e são influenciadas pela ideologia da Sociedade dos Amigos;

Pacificismo – os quakers se recusam a usar armas e violência, mesmo em defesa alheia.

Culto
   Existem duas formas de culto nas Reuniões da Sociedade Religiosa dos Amigos:
   O Culto Programado, que se assemelha a qualquer outro culto protestante tradicional: conduzido por um ministro, com hinos, orações e leituras da Bíblia.
   A outra forma é o tradicional Culto Silencioso ou não-programado, em que os quakers se reúnem e esperam que alguém se sinta guiado pelo Espírito Santo para exortar, ler a Bíblia, dar um testemunho, orar, cantar. Às vezes um culto não-programado pode passar sem ter manifestação alguma, sendo uma hora de silêncio e meditação.
   Rejeitando qualquer forma exterior de religião, os quakers não praticam o batismo com águas nem a Santa Ceia, diferentemente da maioria das denominações cristãs. Crêem que o indivíduo seja batizado "com fogo" (pelo Espírito Santo), falando na consciência; e relembram a obra de Cristo dando graças em toda refeição.

0 comentários: