O QUE É UM VERDADEIRO ATALAIA?

   No passado, atalaia era um soldado que ficava na torre mais alta e avisava ao povo, quando da chegada do exército inimigo, para que aquele pudesse se preparar para a guerra que estava por vir.
   Espiritualmente falando, o atalaia de Deus é aquele que anuncia as boas-novas aos desalentados, perdidos e sofredores deste mundo; e que avisa, tanto aos perversos quanto aos justos, para andarem no caminho do Senhor, atentos ao Seu chamado de pregar o evangelho, como o Senhor Jesus ordenou.
   Aquele ouvinte perverso que ouvir o anúncio para se arrepender, e se converter e se der por avisado salvará a sua alma, mas o que não se der por avisado, e continuar em seu pecado, morrerá. O mesmo acontece ao justo que pecar e não der ouvidos ao aviso do verdadeiro atalaia, morrerá em sua perversidade; pois “Nenhum dos seus atos justos será lembrado! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá” (Ezequiel 18.24b - NVI), diz o Senhor; o que importa é a real condição na qual cada um estiver diante de Deus no dia em que se encontrarem com Ele.
   O dever do verdadeiro atalaia ou sentinela é avisar, sem se preocupar com o que vão pensar dele ou, em agradar a alguém; mas se ele não avisar, sofrerá as consequências das mortes de cada um daqueles que ele estava por avisar.

   Será este o sentido de Atalaiais que estamos vendo nos dias de hoje?

“PORQUE HAVERÁ HOMENS AMANTES DE SI MESMOS, AVARENTOS, PRESUNÇOSOS, SOBERBOS, DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES, INGRATOS, PROFANOS, SEM AFETO NATURAL, IRRECONCILIÁVEIS, CALUNBIADORES, INCONTINENTES, CRUÉIS, SEM AMOR PARA COM OS BONS, TRAIDORES, OBSTINADOS, ORGULHOSOS, MAIS AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGOS DE DEUS, TENDO APARÊNCIA DE PIEDADE, MAS NEGANDO A EFICÁCIA DELA. DESTES AFASTA-TE.” II Timóteo, capítulo 3, versículos 2 ao 5.

   HOMENS AMANTES DE SI MESMOS: Significa que são pessoas que fazem tudo para agradar a si próprio, se auto-elogiam, honra e glória tomam de Deus para si.

   PESSOAS AVARENTAS: São pessoas que são excessivamente apegadas ao dinheiro, são mesquinhas, miseráveis, sãos as chamadas unhas-de-fome.

   PESSOAS PRESUNÇOSAS: São aquelas que procuram viver de aparências, vaidosas, orgulhosas, são pessoas convencidas em tudo que fazem, acreditam que até prova em contrário, estão corretos naquilo que dizem ou fazem.

   PESSOAS SOBERBAS: São pessoas ridiculamente vaidosas, excessivamente arrogantes, orgulhosa, se acham sublime, grandioso, magnífico, etc.

   PESSOAS PROFANAS: Sãos pessoas contrários às coisas de Deus, não tem o devido respeito para coisas Sagradas de Deus, sãos pessoas que querem desconsagrar o que por Deus é consagarado, violam princípios sagrados de Deus.

   PESSOAS OBSTINADAS: São pessoas teimosas, birrentas, pessoas que gostam de continuar no erro, pregam erroneamente a Palavra do Senhor.

   AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGO DE DEUS: São pessoas que buscam viver as chamadas “delícias” da vida, prazeres mundanos, buscam o que acham agradável para sua vida, não importando de onde vem, querem ter prazer em tudo, buscam se deliciar em tudo que o mundo oferece, não buscam as coisas de Deus, ignoram tudo que Deus criou, se esquecem de Deus, o seu criador e não dão a mínima para o seu Salvador.

   APARÊNCIA DE SER PIEDOSOS: São pessoas falsas, são os enganadores, maldosos, negam o verdadeiro significado da palavra piedade.

   Que o temor do Senhor esteja sobre nós.

Fonte: http://venite-e-vedrete.blogspot.com/
          http://www.momentoscomdeus.kit.net/


          

0 comentários: